Emagrecimento Saudável

Emagrecimento Saudável, por onde começar? Dietas, cirurgias, remédios, shakes… quem nunca fez uso dessas ou outras opções para alcançar um corpo escultural mais rápido? Considerando que qualquer um desses métodos tenha dado certo, será que …

Emagrecimento Saudável, por onde começar?

Dietas, cirurgias, remédios, shakes… quem nunca fez uso dessas ou outras opções para alcançar um corpo escultural mais rápido? Considerando que qualquer um desses métodos tenha dado certo, será que a pessoa conseguiu manter o resultado? Será que ela ficou dependente de alguma substância para o resto da vida para manter a forma correndo o risco de desenvolver efeitos colaterais e intoxicando o organismo?

Os índices de pessoas com sobrepeso ou obesas vêm aumentando de forma extremamente crítica principalmente nos países em desenvolvimento bem como no primeiro mundo. Mas como foi que chegamos a esse ponto? Bom, vamos voltar bastante no tempo e lembrar de como a sociedade produzia antigamente, no tempo dos nossos avós ou bisavós.

Quando e como começou

As pessoas costumavam ter mais trabalhos braçais, trabalhavam na agricultura, com as prendas artesanais, depois par ao trabalho pesado nas indústrias e de repente… a maioria da população migrou para os empregos dentro dos escritórios.

A alimentação na época em que o trabalho braçal estava em alta precisava mesmo “ter sustância”, como dizem os mais velhos, trabalhar o dia inteiro no cabo de uma inchada ou carregando peso e operando alavancas e pedais em indústrias exige muito do corpo que também precisa de combustível para operar. Por isso nossos antepassados precisavam de pratos bem servidos de carboidratos, gordura e lembrando-se também que era muito rara a recusa por verduras e legumes.

Essa cultura por pratos fartos acompanhou a família mesmo nos dias de hoje em que a maioria dos cargos concentra-se em escritórios e o esforço mais exigido vem da mente e do controle emocional, ou seja, temos aí um hábito que precisa ser mudado para se adaptar à nova realidade das pessoas.

Esta vida moderna e corrida nos escritórios trouxe à vida das pessoas outro agravante que contribui para o fator obesidade muito mais do que os pratos fartos da vó ou da mama porque esses ainda que em grande quantidade, são constituídos por produtos saudáveis, feitos em casa sem conservantes ou com uma taxa mínima destes em sua composição. Os piores vilões da alimentação moderna são os fast foods e os congelados. São práticos, não é? Sim, porém os altos índices de conservantes, sódio, adoçantes e outras substâncias não recomendam seu consumo frequente.

Reeducação Alimentar (RA)

Entenda que nada deve ser proibido na alimentação mas as pessoas têm que começar a encarar a alimentação como um ato do qual a saúde e a qualidade de vida delas depende porque é exatamente isso! As pesquisas provam cada vez mais que uma boa alimentação previne o organismo de diversos males ou até mesmo retardam e dão suporte ao tratamento de patologias preexistentes, alimentação saudável é mais do que uma mera preocupação com a estética.

O que fazer então, nunca mais posso comer chocolate, pizza nem aquela lasanha congelada? Não é isso, você não precisa se privar de tudo o que a comida lhe proporciona, mas deve desenvolver uma consciência alimentar para entender porque não deve consumir esses alimentos todos os dias e quantas vezes pode-se consumi-los sem causar muitos danos à saúde.

É um processo por muitas vezes demorado porque não se trata de um procedimento cirúrgico ou da ingestão de outras substâncias para forçar seu corpo a fazer alguma coisa que não é do seu funcionamento normal, mas sim uma mudança mais profunda, uma mudança de hábitos, mudança de vida.

Esse processo de percepção consciente da alimentação chama-se Reeducação Alimentar (RA). RA não é dieta porque não priva as pessoas completamente daquilo que elas gostam de comer mas ajuda a estabelecer os limites e explica porque a ingestão de certos alimentos vão tornar sua vida melhor em todos os sentidos. Uma boa alimentação pode ajudar no raciocínio, pode manter os níveis de energia no corpo sempre estáveis evitando aquela sensação de cansaço que geralmente vem depois das refeições, contribui diretamente para o emagrecimento e isso só para citar alguns benefícios.

Quer uma dica bem prática pra começar seu processo de emagrecimento saudável? Faça um teste durante uma semana e alimente-se somente com a metade da comida que costuma colocar no prato. Observe se você ainda fica com muita fome ingerindo essa quantidade, pese-se no começo da semana e depois ao final dela. Observe como se sente, qual o seu estado mental e emocional.

Acredite, a grande maioria das pessoas não tem noção nem da quantidade de comida que supre suas necessidades!

RA aliada a outra técnica chamada Terapia Cognitiva faz maravilhas na vida da pessoa. Enquanto a RA cuida da parte de seleção e consumo dos alimentos, a Terapia Cognitiva explora o motivo que leva a pessoa a comer demais ou comer muito de um tipo de alimento e fornece ferramentas para aprender a lidar com o fato e reprogramar seus hábitos. Muitos podem ser os motivos para o excesso de peso mas o descontrole emocional é o campeão absoluto da lista.

Você deve estar se perguntando: Em quanto tempo consigo entrar em forma com RA e Terapia? Não é possível precisar um tempo exato, mas o principal fator é a força de vontade da própria pessoa. Algumas pessoas conseguem mudar a vida em seis meses, outras levam dois anos e assim vai.

Outro grande vilão do excesso de peso e outros problemas de saúde é a falta de exercícios físicos. Em geral as pessoas dizem não ter tempo, têm vergonha de seus corpos ou não têm dinheiro para investir numa academia. Novamente se elas incutissem em suas consciências que a prática regular de atividades físicas é sinônimo de longevidade e saúde, certamente elas arranjariam trinta minutos para uma caminhada. Hoje em dia com tantas ferramentas como a internet é possível praticar uma série de exercícios sem sair de casa. Sou a prova viva de que dá resultados, emagreci 13kg só fazendo corridas e caminhadas nas pracinhas perto de casa e pegando sequencias de exercícios em vídeos na internet, seguindo dicas de treino tudo com muita disciplina até conseguir voltar para a academia.

O importante é começar de alguma forma

Toda cirurgia é agressiva ao corpo. Não sou contra quem decide por uma redução de estômago, lipo ou outros métodos para ter um corpo bonito, mas lembre-se que não vai adiantar nada se você não mudar suas atitudes e hábitos, a gordura volta e os problemas com a saúde prevalecem.

Eu optei por um emagrecimento saudável e estou descobrindo muitas coisas que posso fazer e me dão prazer como cozinhar. Hoje tentar uma receita nova é uma aventura. Pesquisar sobre os benefícios dos alimentos, desafiar meus limites emocionais e entender que a comida não vai suprir minha ansiedade nem curar uma mágoa é provar que posso ser melhor e mais forte a cada dia, me torna uma pessoa melhor e hoje, como terapeuta, poder ajudar quem passa pelo mesmo drama é um prazer indescritível.

Se você também está nesse barco, comece a pesquisar, procure ajuda, ame-se e em nome desse amor faça o que é melhor para você.

 

Eliza de Oliveira

Terapeuta Holística

Liz Oliveira é terapeuta holística e corporal especialista em processos de emagrecimento saudável. Atua com programas de qualidade de vida, beleza e bem-estar em condomínios, empresas, escolas e outras instituições e também atende no Espaço Crescer.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.